Atacante ficou marcado no Santos por golaço de bicicleta contra o Corinthians
No dia 03 de outubro de 2002, 33.993 espectadores estiveram presentes no Pacaembu para ver uma goleada histórica do Santos em cima de seu principal rival , o Corinthians. E para melhorar, os torcedores alvinegros também viram naquele confronto o que foi um dos gols mais bonitos e icônicos da história do Peixe.
Em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano, o técnico Émerson Leão mandou a campo a seguinte equipe: Júlio Sérgio; Maurinho, Alex, Pereira e Léo Bastos; Paulo Almeida, Renato, Elano (Wellington) e Diego (Alexandre); Robinho (Adiel) e Alberto.
E o gol histórico aconteceu logo nos momentos iniciais da partida. Diego fez fila pela esquerda e chegou na linha de fundo, cruzando a bola na pequena área. A defesa corinthiana afastou, mas a sobra ficou com Alberto. De costas para o gol, o atacante santista mandou para o fundo da rede com uma linda bicicleta.
Alberto ainda marcou outro gol no confronto e Elano anotou dois. O Peixe venceu a partida por 4 a 2 e mais tarde conquistaria o título brasileiro, contra o próprio Corinthians.
Alberto Luiz de Souza, que nasceu na cidade de Campo Grande no MS, jogou 32 partidas pelo Santos todas no ano de 2002 e marcou 12 gols. Ele encerrou sua carreira futebolística no ano de 2010 jogando pela equipe do Catanduvense.
Alberto foi o artilheiro do Peixe na conquista do Campeonato Brasileiro de 2002. Ele deixou a Vila Belmiro no ano seguinte indo jogar no time do Dínamo de Moscou na Rússia.
No frio do continente europeu o atleta contraiu uma grave pneumonia que foi diagnosticada na Espanha, obrigando o atleta a voltar para o Brasil para fazer uma cirurgia que o recuperou para o futebol. Hoje como empresário, ele trabalha gerenciando uma das franquias dos Meninos da Vila.